3 de mar. de 2013

Dinâmicas


Olá!
Selecionei algumas dinâmicas muito interessantes, espero que gostem!


Cachorro e gato cego:
Idade: 7 anos
Objetivo: audição, atenção
Material: lenços
Local: sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Vedam-se os olhos de ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
   
Com quem estará a bola?
Idade: 9 anos
Objetivos: atenção, perspicácia
Material: bola
Local: pátio, gramado
Organização: alunos em círculo, pernas cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola entre si e, ao sinal do professor, colocam as mãos para trás, escondendo a bola. O aluno que está no centro abre os olhos e aponta aquele que imagina estar com a bola. Se errar repete o jogo.


Garrafa mágica:
Idade: 8 anos em diante
Objetivos: desenvolver a imaginação
Material: uma garrafa
Local: sala, pátio
Organização: os alunos em círculo, o professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.

O mico:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: atenção, agilidade
Material: bolas
Local: quadra, gramado, pátio
Organização: em círculo, ficando dois alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “mico”
Execução: ao sinal de início, os alunos que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo e assim sucessivamente. As bolas são passadas e o objetivo é fazer com que uma bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é apanhado interrompe-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro até ser substituído.

Elefante voa? :
Idade: 7 anos
Objetivo: atenção
Local: sala, quadra
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem gestos com os braços. Ex.: galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que cometer algum engano pagará prenda no final.


Jogo do limão:
Idade: 6 anos em diante
Objetivos: ritmo, atenção
Material: limão
Local: quadra, pátio, sala, gramado
Organização: alunos sentados em círculo, tendo a posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a brincadeira cantando: “meu limão, meu limoeiro...” Ao mesmo tempo passando o limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão será eliminado.


Jogo da memória:
Idade: todas
Objetivo: memória, tato
Material: lápis, grampos, moedas, giz, etc
Organização: em pé, formando um círculo, mãos para trás
Execução: o professor entregará para um aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que passaram pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um tempo determinado.

Bom dia!
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: educação dos sentidos
Material: lenço
Local: quadra ou pátio
Organização: alunos de pé e em círculo. Um no meio com os olhos vendados.
Execução: os alunos do círculo caminharão e sendo um apontado, dirá: bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a voz do colega, trocará de lugar com este.

Círculos unificadores:
Idade: todas
Objetivo: pronta reação e atenção
Material: disco, toca-fitas
Local: ar livre e salão
Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao som da música. Quando esta parar, devem formar grupos de 3 ou 5, anteriormente determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina quando fica somente um prisioneiro no círculo.

Perseguir a bola:
Idade: todas
Objetivo.: astúcia, rapidez, agilidade
Material: bolas
Local: ar livre
Organização: duas colunas em posição fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária. Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.


Jacó e raquel:
Idade: 9 anos em diante
Objetivo: senso de orientação, acuidade auditiva
Material: lenço, sininho
Local: sala, quadra
Organização: alunos em círculo, mãos dadas para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início, raquel correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó levantará e tentará pega-la. Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.

Bola do caçador:
Idade: 7 e 9 anos
Objetivo: habilidade motora, rapidez, atenção
Material: bola
Local: quadra
Organização: livres na quadra, um aluno de posse da bola será o caçador, que vai sair para caçar e começa a perseguir os colegas, procurando tocar com a bola em um deles. O que for pego, será o cão de caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.


Dança das cadeiras:
Idade: todas
Objetivo: atenção, agilidade
Material: cadeira, toca-fitas
Local: ar livre, salão
Organização: cadeiras em fileiras aos pares, umas de costas para as outras. O número de cadeiras será a menor que o número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.



Croquet:
Idade: 8 anos em diante
Objetivo: agilidade, destreza, atenção
Local: quadra, gramado
Organização: duas colunas, frente a frente, nas extremidades da quadra sendo equipes a e b. Entre as colunas estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag. Voltarão à coluna, saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa em primeiro lugar.



Identificar os grupos:
Idade: 6 anos em diante
Objetivo: rapidez, percepção, rápida reação, atenção
Local: ar livre
Organização: o professor dirá ao ouvido de cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se identificarão por meio de vozes do respectivo animal.


Casa do cachorro:
Idade: 8 anos
Objetivo: rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos, sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal, os dois círculos param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.


Cabeça pega rabo:
Idade: 8 anos
Objetivo: perspicácia
Local: pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, em duas ou mais colunas, segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros alunos das colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando. Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo, por último.


Batata quente:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: rapidez de movimentos, visão
Material: lenço
Local: quadra, pátio, sala
Organização: dá-se nó em um lenço que passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará de lugar com o aluno que arremessou.

Procura um par:
Idade: 8 anos
Objetivo: atenção e agilidade
Local: quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.


Enganar e lançar:
Idade: mais ou menos 9 anos
Objetivo: atenção e concentração
Material: bola
Local: quadra e pátio
Organização: os alunos em semicírculo com os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do centro atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro, podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será substituído pelo primeiro do semicírculo.



Avião pegador:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: equilíbrio, poder ativo, imitação
Local: quadra e gramado
Organização: os alunos livremente na quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com os braços elevados lateralmente.

Jogo dos sócios:
Idade: 9 em diante
Objetivo: sincronização de movimentos, atenção, observação de ordens
Material: saquinho de areia
Local: pátio, gramado
Organização: duas fileiras frente a frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os alunos que se defrontam são sócios.
Execução: ao sinal, deverão trocar jogando os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um determinado tempo.


Marcha dos jornais:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: flexibilidade, coordenação de movimentos
Material: folhas de jornal
Local: quadra, pátio, gramado
Organização: em fileiras sobre a linha de partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra. Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da primeira.
Execução: ao sinal, os alunos colocam no chão à sua frente,  a fila de jornal que seguram e passam sobre ela. Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada em primeiro lugar.


Fonte: ronebritto.blogspot.com.br

2 comentários:

  1. SUPER INTERESSANTE ESTE BLOG... ADOREI !!! ESPERO QUE DEEM PROSSEGUIMENTO A ESTA INICIATIVA !!! (WELLIDA)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Wellida! Sim, amiga, vamos continuar e com a ajuda de todos! Vamos postar as experiências da nossa turma, vai ser como um diário dos nossos melhores momentos!

      Excluir