Olá!
Selecionei algumas dinâmicas muito
interessantes, espero que gostem!
Cachorro e gato cego:
Idade: 7 anos
Objetivo: audição, atenção
Material: lenços
Local: sala, quadra, pátio
Formação: círculos
Organização: alunos em círculos que irão
dois para o centro; um será o cachorro e outro o gato. Vedam-se os olhos de
ambos
Execução: toda vez que o cachorro latir o
gato miará e o cachorro tentará pega-lo. Se conseguir, irão outros ao centro.
Com quem estará
a bola?
Idade: 9 anos
Objetivos: atenção, perspicácia
Material: bola
Local: pátio, gramado
Organização: alunos em círculo, pernas
cruzadas, um aluno sentado no centro com olhos vendados
Execução: os companheiros passam a bola
entre si e, ao sinal do professor, colocam as mãos para trás, escondendo a
bola. O aluno que está no centro abre os olhos e aponta aquele que imagina
estar com a bola. Se errar repete o jogo.
Garrafa mágica:
Idade: 8 anos em diante
Objetivos: desenvolver a imaginação
Material: uma garrafa
Local: sala, pátio
Organização: os alunos em círculo, o
professor no centro
Execução: o professor gira a garrafa no
solo e quando esta parar apontará na direção de um aluno. Este deverá ir para o
centro e executar uma tarefa determinada pela turma ou professor.
O mico:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: atenção, agilidade
Material: bolas
Local: quadra, gramado, pátio
Organização: em círculo, ficando dois
alunos que se defrontam, de posse de uma bola. Uma bola será designada “mico”
Execução: ao sinal de início, os alunos
que tem a bola passam-na ao colega da esquerda, o qual rapidamente faz o mesmo
e assim sucessivamente. As bolas são passadas e o objetivo é fazer com que uma
bola alcance a outra, isto é, que o “mico” seja apanhado sendo que todos evitam
que isto aconteça em suas mãos. Quem deixar cair a bola deve recuperá-la
sozinho e voltar ao seu lugar para recomeçar a passá-la. Cada vez que o mico é
apanhado interrompe-se a brincadeira e o aluno que permitir ficará no centro
até ser substituído.
Elefante voa? :
Idade: 7 anos
Objetivo: atenção
Local: sala, quadra
Organização: alunos em círculo
Execução: o professor pergunta se
determinados bichos voam. Se voam, os alunos deverão responder: voa e fazerem
gestos com os braços. Ex.: galinha voa? Pássaro voa? Elefante voa? O aluno que
cometer algum engano pagará prenda no final.
Jogo do limão:
Idade: 6 anos em diante
Objetivos: ritmo, atenção
Material: limão
Local: quadra, pátio, sala, gramado
Organização: alunos sentados em círculo,
tendo a posse de um limão
Execução: os alunos iniciarão a
brincadeira cantando: “meu limão, meu limoeiro...” Ao mesmo tempo passando o
limão aos colegas. Ao findar a canção, o aluno que estiver de posse do limão
será eliminado.
Jogo da memória:
Idade: todas
Objetivo: memória, tato
Material: lápis, grampos, moedas, giz, etc
Organização: em pé, formando um círculo,
mãos para trás
Execução: o professor entregará para um
aluno um objeto após outro para ser passado adiante. Após serem passados todos
os objetos, todos se sentarão e rapidamente escreverão o nome dos objetos que
passaram pelas suas mãos. Vencerá quem escrever mais nomes dos objetos em um
tempo determinado.
Bom dia!
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: educação dos sentidos
Material: lenço
Local: quadra ou pátio
Organização: alunos de pé e em círculo. Um
no meio com os olhos vendados.
Execução: os alunos do círculo caminharão
e sendo um apontado, dirá: bom dia! Se o aluno de olhos vedados identificar a
voz do colega, trocará de lugar com este.
Círculos
unificadores:
Idade: todas
Objetivo: pronta reação e atenção
Material: disco, toca-fitas
Local: ar livre e salão
Formação: em círculos de pé
Execução: a turma se desloca ao som da
música. Quando esta parar, devem formar grupos de 3 ou 5, anteriormente
determinados. Os que sobrarem ficam prisioneiros dentro do círculo. Termina
quando fica somente um prisioneiro no círculo.
Perseguir a bola:
Idade: todas
Objetivo.: astúcia, rapidez, agilidade
Material: bolas
Local: ar livre
Organização: duas colunas em posição
fundamental. O primeiro de cada equipe com uma bola.
Execução: o primeiro de cada coluna lança
a bola o mais longe possível no terreno do fogo. Isto feito, todos deverão
correr para reformar a coluna atrás da bola atirada pela coluna contrária.
Vencerá a coluna que se reformar em primeiro lugar.
Jacó e raquel:
Idade: 9 anos em diante
Objetivo: senso de orientação, acuidade
auditiva
Material: lenço, sininho
Local: sala, quadra
Organização: alunos em círculo, mãos dadas
para limitar o espaço onde 2 companheiros vão correr. Jacó com olhos vendados e
raquel com um sininho.
Execução: ao sinal de início, raquel
correrá dentro do círculo soando o sininho. Jacó levantará e tentará pega-la.
Quando for apanhada, os dois escolhem os substitutos.
Bola do caçador:
Idade: 7 e 9 anos
Objetivo: habilidade motora, rapidez,
atenção
Material: bola
Local: quadra
Organização: livres na quadra, um aluno de
posse da bola será o caçador, que vai sair para caçar e começa a perseguir os
colegas, procurando tocar com a bola em um deles. O que for pego, será o cão de
caça e ajudará o caçador fazendo trocas de passes a fim de chegar mais perto da
caça. O jogo prosseguirá até que todos sejam caçados.
Dança das cadeiras:
Idade: todas
Objetivo: atenção, agilidade
Material: cadeira, toca-fitas
Local: ar livre, salão
Organização: cadeiras em fileiras aos
pares, umas de costas para as outras. O número de cadeiras será a menor que o
número de participantes
Execução: ao som da música, os alunos
contornarão as cadeiras. Quando esta parar, todos procurarão sentar-se. O que
sobrar sairá fora e retira-se uma cadeira. Vencerá o último a sentar.
Croquet:
Idade: 8 anos em diante
Objetivo: agilidade, destreza, atenção
Local: quadra, gramado
Organização: duas colunas, frente a
frente, nas extremidades da quadra sendo equipes a e b. Entre as colunas
estarão dispostos 8 alunos de grande afastamento lateral.
Execução: ao sinal, o 1º alunos de cada
equipe deverá passar entre as pernas do companheiro descrevendo um zig-zag.
Voltarão à coluna, saindo o seguinte. Vencerá a equipe que completar a tarefa
em primeiro lugar.
Identificar os grupos:
Idade: 6 anos em diante
Objetivo: rapidez, percepção, rápida
reação, atenção
Local: ar livre
Organização: o professor dirá ao ouvido de
cada um, o nome de um animal
Execução: ao sinal, os do mesmo grupo se
identificarão por meio de vozes do respectivo animal.
Casa do cachorro:
Idade: 8 anos
Objetivo: rapidez e atenção
Formação: círculos
Organização: alunos formando 2 círculos concêntricos,
sendo o de fora com um aluno a mais. Os círculos andarão em sentido contrário.
Execução: ao sinal, os dois círculos
param, os alunos afastam as pernas e os de trás colocam a cabeça entre as
pernas dos que estão à sua frente. O aluno que sobrar pagará prenda no final.
Cabeça pega rabo:
Idade: 8 anos
Objetivo: perspicácia
Local: pátio
Formação: colunas
Organização: de pé, em duas ou mais
colunas, segurando na cintura do colega da frente
Execução: ao sinal os primeiros alunos das
colunas tentarão pegar o último (rabo) e estes não permitirão se esquivando.
Não poderão arrebentar as colunas. Vencerá a coluna que conseguir pegar o rabo,
por último.
Batata quente:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: rapidez de movimentos, visão
Material: lenço
Local: quadra, pátio, sala
Organização: dá-se nó em um lenço que
passa a ser a batata quente ao outro. Os alunos sentam-se em círculo, ficando
um em pé ao centro.
Execução: ao sinal, o aluno do círculo
atira a batata quente ao outro e assim sucessivamente. Enquanto o fazem com a
maior rapidez possível, o do centro procurará apanha-la. Se conseguir trocará
de lugar com o aluno que arremessou.
Procura um par:
Idade: 8 anos
Objetivo: atenção e agilidade
Local: quadra e gramado
Formação: círculos concêntricos
Execução: dois círculos concêntricos sendo
que os alunos do centro correrão para direita e os de fora correrão para a
esquerda. O círculo do interior terá um aluno a menos que o círculo de fora e
darão as mãos. O que sobrar pagará a prenda.
Enganar e lançar:
Idade: mais ou menos 9 anos
Objetivo: atenção e concentração
Material: bola
Local: quadra e pátio
Organização: os alunos em semicírculo com
os braços cruzados um deles ocupa o centro e fica com a bola.
Execução: ao sinal, o aluno do centro
atira a bola para um companheiro. Este deverá apanha-la, mas se for apenas
engano, não poderá descruzar os braços. Segurando a bola, devolve-a ao centro,
podendo também iludi-lo. O aluno que deixar cair a bola, ou descruzar os
braços, ocupará o último lugar. Quando o aluno do centro errar, será
substituído pelo primeiro do semicírculo.
Avião pegador:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: equilíbrio, poder ativo,
imitação
Local: quadra e gramado
Organização: os alunos livremente na
quadra. Um deles será o pegador e tomará a posição de braços elevados
lateralmente imitando o avião.
Execução: ao sinal o aluno pegador deverá
tocar os companheiros e estes para evitarem ser pegos, ficarão em um só pé com
os braços elevados lateralmente.
Jogo dos sócios:
Idade: 9 em diante
Objetivo: sincronização de movimentos,
atenção, observação de ordens
Material: saquinho de areia
Local: pátio, gramado
Organização: duas fileiras frente a
frente, 2 m (em diante) de distância, todos munidos de saquinhos de areia. Os
alunos que se defrontam são sócios.
Execução: ao sinal, deverão trocar jogando
os saquinhos, obedecendo as ordens dadas: com uma mão, com duas, direita e
esquerda. Quando um dos sócios deixar cair no chão o objeto arremessado, os
dois terão que sair do jogo. Ganhará os que estiverem na linha, no fim de um
determinado tempo.
Marcha dos jornais:
Idade: 7 anos em diante
Objetivo: flexibilidade, coordenação de
movimentos
Material:
folhas de jornal
Local: quadra, pátio, gramado
Organização: em fileiras sobre a linha de
partida, munidos de 2 folhas de jornal, pisando sobre uma e segurando a outra.
Paralela à linha de partida, troca-se a de chegada a 10 m aproximadamente da
primeira.
Execução: ao sinal, os alunos colocam no
chão à sua frente, a fila de jornal que seguram e passam sobre ela.
Em seguida apanham a folha que ficou atrás e colocam-na a sua frente e repetem
a ação anterior. Assim prossegue o jogo passando alternadamente sobre uma folha
e outra até o fim do percurso. Vencerá o aluno que atingir a linha de chegada
em primeiro lugar.
Fonte: ronebritto.blogspot.com.br
SUPER INTERESSANTE ESTE BLOG... ADOREI !!! ESPERO QUE DEEM PROSSEGUIMENTO A ESTA INICIATIVA !!! (WELLIDA)
ResponderExcluirObrigada, Wellida! Sim, amiga, vamos continuar e com a ajuda de todos! Vamos postar as experiências da nossa turma, vai ser como um diário dos nossos melhores momentos!
Excluir